Um novo boletim da Central de Vigilância Epidemiológica do Estado (Cevs) confirmou o primeiro caso de dengue no ano em Santa Maria. Além desse, na região, Cruz Alta já tinha registrado o primeiro caso autóctone - ou seja, contraído dentro do município. O documento divulgado nesta sexta compreende o período entre 3 e 10 de março.
Sobe para sete o número de casos suspeitos de coronavírus na região
Conforme o Cevs, havia cinco casos suspeitos em investigação neste ano na 4ª Coordenadoria de Saúde (CRS). O caso confirmado hoje, além de ser o primeiro de Santa Maria, é também o primeiro na área da Coordenadoria, que responde por outros 31 municípios próximos. Trata-se de um caso importado, ou seja, o paciente contraiu a doença fora do município.
Em todo 2019, ainda segundo o Cevs, na área da 4ª CRS foram quatro os casos notificados e apenas um confirmado. O número de notificações na mesma região, nos primeiros três meses, já é maior que o do último ano.
Desde janeiro deste ano, Santa Maria é considerado um município infestado pelo Aedes aegypti. O Diário contatou a prefeitura e aguarda respostas sobre o perfil do paciente contaminado.